
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
O grupo de teatro Popular VEM CÁ, VEM VÊ surgiu em 24 de abril de 1980 na área de Casa Amarela no bairro da Vila Buriti por dez jovens estudantes inquietos com suas dúvidas e inconformismo com a situação política social do Brasil daquela época. Utilizando o teatro como instrumento para expor suas angustias, descobriram também que esta era uma forma de trazer a comunidade para discutir políticas públicas e compreender melhor através de seus direitos e deveres o seu papel de cidadão.
O grupo de teatro Popular VEM CÁ, VEM VÊ SURGIU EM 24 de abril de 1980 na área de Casa Amarela no bairro da Vila Buriti por dez jovens estudantes inquietos com suas dúvidas e inconformismo com a situação política social do Brasil daquela época ( que não difere muito da atualidade). Utilizando o teatro como instrumento para expor suas angustias, descobriram também que esta era uma forma de trazer a comunidade para discutir políticas públicas e compreender melhor através de seus direitos e deveres o seu papel de cidadão, criando assim uma grande mobilização social não só no bairro, mais em toda área de Casa Amarela.
o primeiro espetáculo apresentado nos bairros da guabiraba e morro da conceição foi: “ZÉ DA SILVA”, uma adaptação do texto de Augusto Boal, dirigido por Zezo de Oliveira, onde se discutia o custo de vida no país através da relação governo ( poder público ) x empresas ( poder privado ) x submissão ( povo ).
O grupo passou por oscilações bastante consideráveis, como passar de 32 integrantes para apenas 03, mas como sempre carregou em sua bagagem maior a RESISTÊNCIA, hoje atua de forma significativa no meio sócio-cultural com 10 integrantes que se reúnem sempre aos sábados na associação de moradores da Vila Buriti, é também filiado ao MTP ( Movimento de Teatro Popular de Pernambuco) desde 1985.
Ao longo desses anos vêm realizando apresentações nas ruas, em escolas, universidades, sindicatos, ONGS, secretarias de saúde do estado e municípios, auditórios e teatros da cidade do Recife e também de outros municípios do estado de Pernambuco e alguns estados do norte-nordeste.